sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Superliga feminina mantém ranking de atletas na próxima temporada

Mesmo com protesto das atletas, o julgamento sobre nota será mantido ainda por tempo indeterminado.


Elenco do Praia Clube, time campeão da última Superliga feminina da temporada 2017/2018.
Foto: praiaclube.org.br

Agnes Rigas
Beatriz Amorim
17/09/2018

Ao contrário da Superliga Masculina de vôlei que decidiu acabar com o ranking em março desse ano para a próxima edição do torneio, já Superliga feminina decidiu manter o ranking, o que gerou polêmica.
A ideia que pontua os jogadores por seu desempenho desde a temporada de 1992/93 e sempre gerou conflito entre os atletas por limitar as opções de mercado para os jogadores, especialmente os de pontuação máxima. As principais jogadoras chegaram a entrar na justiça no ano passado pedindo o fim do sistema na Superliga feminina 2017/18 que agora se estenderá até 2019. O ranking para as mulheres foi mantido, porém com algumas alterações, como a inclusão da oposta Tifanny, do vôlei Bauru - SP que faz sua estreia na atual competição da Superliga e é a jogadora com a pontuação máxima no ranking (sete pontos). Além disso, ocorreu a saída das bicampeãs Sheilla e Jaqueline que não estão mais ranqueadas.
Seguem com sete pontos referências do vôlei nacional como a levantadora Dani Lins, as centrais Fabiana e Thaisa, as ponteiras Fernanda Garay, Gabriela Guimarães e Natália e a oposta/ponteira Tandara. Cada time seguirá podendo inscrever como no máximo, duas jogadoras de sete pontos, além de ter um limite de duas estrangeiras por elenco. Na última temporada 2017/18, o ranking já havia sofrido alteração com a presença de pontuação somente para atletas de sete pontos, o ranqueamento de outras, de menor pontuação, foi excluído.
A CBV em seu site oficial, mantém uma nota que explica o porque o rankiamento das atletas ainda acontecer. A Federação de vôlei acredita que assim, as equipes podem permanecer mais equilibradas durante a competição mantendo um nível justo de jogadoras com sete pontos em cada equipe, levando em conta sua carreira e desempenho em temporadas passadas.
com a grande repercussão negativa, os dez clubes e a CBV se reuniaram em São Paulo para debater o termino ou a permanência das notas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Astros da NBA falam sobre saúde mental na Liga Durante o aAll Star Weekend, Kevin Love e Demar DeRzan aproveitaram para esclarecer sua...